Um navio tanque russo que transportava petróleo da Venezuela foi capturado pelos Estados Unidos no Oceano Atlântico. O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira e foi confirmado pelo Comando Europeu dos EUA e pela emissora estatal russa RT, que divulgou imagens de um helicóptero americano sobrevoando a embarcação de bandeira russa em águas internacionais.
O navio interceptado, M/T Sophia, estava operando em águas internacionais e envolvido em atividades ilegais no mar do Caribe, segundo o Comando dos EUA. A Guarda Costeira dos Estados Unidos escolta o M/T Sophia rumo a seu destino final no país.
“Em uma operação realizada antes do amanhecer, o Departamento de Guerra, em coordenação com o Departamento de Segurança Interna, apreendeu sem incidentes um navio-tanque ilegal pertencente à frota clandestina, que operava sem autorização”, informou o Comando.
“Por meio da Operação Southern Spear, o Departamento de Guerra reforça seu compromisso de combater a atividade ilegal no Hemisfério Ocidental, defendendo a pátria e restaurando a segurança e a força nas Américas”, complementou.
Segundo o The Guardian, o Exército dos EUA confirmou que a apreensão ocorreu no Atlântico Norte, por ordem de um tribunal federal americano, após rastreamento realizado pelo navio da Guarda Costeira USCGC Munro.
