Mais de 6 mil estudantes tiveram seus vistos cancelados pelo governo dos Estados Unidos somente neste ano. Os vistos foram anulados após Marco Rubio assumir a função de secretário de Estado dos EUA.
Segundo veículos de imprensa norte-americanos, a maioria dos afetados possuía problemas legais, incluindo registros policiais por infrações ou vistos expirados. Entre os cancelamentos, pelo menos 4 mil pessoas são acusadas de envolvimento em agressões diversas, dirigir sob efeito de álcool e drogas, roubos e outros delitos.
Fontes do Departamento de Estado dos EUA, consultadas pela Fox News, afirmaram que cerca de 300 pessoas tiveram seus vistos revogados por ligação com terrorismo, inclusive arrecadando fundos para o grupo Hamas.
O número de vistos cancelados aumentou significativamente desde que Donald Trump tomou posse como presidente dos Estados Unidos. O total já ultrapassa 40 mil, um acréscimo de 16 mil cancelamentos quando comparado ao período de governo de Joe Biden.
Donald Trump declarou durante sua campanha que, se eleito, revogaria vistos de imigrantes, incluindo estudantes. Desde o início de seu mandato, em 2025, mais de 40 mil vistos foram efetivamente cancelados.