25.5 C
Brasília
sexta-feira, 24/10/2025

Eua atacam barco de narcoterroristas e matam seis

Brasília
nuvens dispersas
25.5 ° C
27 °
25.5 °
50 %
4.6kmh
40 %
sex
26 °
sáb
28 °
dom
31 °
seg
32 °
ter
32 °

Em Brasília

Os EUA realizaram um ataque aéreo a uma embarcação em águas internacionais do Caribe, resultando na morte de seis pessoas. O governo norte-americano comunicou a ação nesta quinta-feira (24/10), informando que o barco era utilizado por membros da facção Tren de Aragua, classificados como “narcoterroristas”, que estariam traficando drogas na rota marítima.

Este é o décimo ataque promovido pelas forças americanas contra navios que transitam no Caribe próximo à costa da Venezuela e, recentemente, também no Oceano Pacífico. O Secretário de Guerra dos EUA, Pete Hegseth, publicou um vídeo nas redes sociais mostrando detalhes do ataque, no qual uma explosão causou a morte dos seis indivíduos.

“Durante a noite, sob a direção do presidente Trump, o Departamento de Guerra executou um ataque letal contra uma embarcação operada pela Tren de Aragua (TdA), designada como Organização Terrorista, envolvida no tráfego de narcóticos no Mar do Caribe. Todos os seis indivíduos foram eliminados, e nenhuma força americana sofreu ferimentos durante a operação”, afirmou Hegseth.

Desde agosto, as forças militares americanas têm realizado operações com navios de guerra apoiados por caças F-35 na região. Conforme divulgado pelo governo dos EUA, a finalidade é combater o tráfico internacional de drogas, empregando mísseis e bombardeios em embarcações supostamente ligadas a essas atividades ilícitas.

O chefe do Pentágono destacou que esta foi a primeira ofensiva noturna conduzida pelas Forças Armadas dos EUA. Ele também alertou que caso “narcoterroristas” continuem suas operações no Hemisfério Ocidental, serão tratados como integrantes da “Al-Qaeda”, independentemente do horário.

Essas ações resultaram em 36 mortes em pelo menos dez ataques. Apesar da justificativa de combater o narcotráfico, até o presente momento não foram apresentadas evidências concretas que liguem diretamente as pessoas atingidas às atividades criminosas alegadas.

Veja Também