São Paulo, 30 – Os Estados Unidos anunciaram que a partir de 1º de agosto passarão a cobrar uma tarifa de 50% sobre as importações de cobre e seus derivados. Essa ação faz parte de uma série de medidas já existentes que o país adotou para proteger sua economia, incluindo tarifas anteriores assinadas pelo presidente Donald Trump.
Essa nova tarifa vai incidir apenas sobre a quantidade de cobre presente nos produtos importados. Estes produtos ainda estarão sujeitos a outras taxas e impostos já estabelecidos em regulamentos recentes ligados à segurança nacional e ao combate ao tráfico de drogas, como o fentanil.
Além disso, o governo norte-americano planeja aumentar o número de produtos derivados do cobre que serão taxados dentro dos próximos 90 dias, baseado em estratégias similares usadas para o alumínio e o aço. O secretário do Comércio dos EUA, Howard Lutnick, acompanhará periodicamente essas importações para avaliar seu impacto no mercado interno e na segurança do país, podendo sugerir novas medidas ao presidente Donald Trump.
Estadão Conteúdo