O governo brasileiro continua aguardando a liberação dos vistos para os membros da delegação que acompanharão o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante sua viagem a Nova York, nos Estados Unidos, para participar da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas. O evento terá início na próxima terça-feira (23/9).
Segundo o diretor do Departamento de Organismos Internacionais do Ministério das Relações Exteriores, ministro Marcelo Marotta Viegas, as autoridades americanas indicaram que os pedidos de vistos que ainda não foram concedidos estão em processo de análise. A expectativa é que esses documentos sejam aprovados em breve.
“Não há razão para acreditar que os Estados Unidos não cumprirão suas responsabilidades legais no que diz respeito à emissão dos vistos”, afirmou Viegas.
Os Estados Unidos têm um acordo com a ONU que obriga o país a conceder vistos aos membros das delegações que participam das atividades da organização. Contudo, recentemente, sob o governo de Donald Trump, houve casos de negação e revogação de vistos para integrantes da comitiva palestina.
Na sexta-feira (12/9), o governo brasileiro esteve presente em uma reunião do comitê da ONU que trata de questões envolvendo o país anfitrião, convocada para discutir especificamente a situação palestina. Conforme o ministro, nessa ocasião, o Brasil manifestou preocupação em relação à possibilidade de descumprimento das obrigações por parte dos EUA.
“Diversos países, incluindo o Brasil, rejeitaram qualquer ação que não esteja alinhada com o Acordo de Sede”, destacou.
Se os Estados Unidos violarem suas responsabilidades como país sede, pode ser iniciado um processo arbitral que será analisado pelas Nações Unidas.