24.5 C
Brasília
segunda-feira, 17/11/2025




EUA adiciona Cartel de Los Soles à lista de grupos terroristas

Brasília
nuvens quebradas
24.5 ° C
24.5 °
24.5 °
69 %
2.6kmh
75 %
seg
29 °
ter
33 °
qua
32 °
qui
34 °
sex
28 °

Em Brasília

Os Estados Unidos estão prestes a classificar o Cartel de Los Soles, uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas, como uma “Organização Terrorista Estrangeira”. Essa medida foi anunciada pelo Secretário de Estado Marco Rubio no domingo, 16 de novembro. A designação destaca que o grupo é comandado pelo “ilegal Nicolás Maduro”, presidente da Venezuela, e que a sanção será implementada devido à responsabilidade do cartel por “atos de violência terrorista” em toda a América do Norte.

Segundo Rubio, o Cartel de Los Soles comprometeu as instituições do governo venezuelano e está por trás da violência terrorista realizada sozinho e em colaboração com outras organizações, conforme publicado em sua conta no X.

Anteriormente, o Departamento do Tesouro já havia identificado o Cartel de Los Soles como uma organização terrorista, porém as sanções aplicadas foram focadas apenas nos bens financeiros do cartel. Agora, com a decisão do Departamento de Estado, medidas mais severas poderão ser adotadas, incluindo a proibição da entrada de membros do cartel nos EUA e o enquadramento como crime federal grave o apoio material ou financiamento da organização.

O governo norte-americano acredita que a base do Cartel de Los Soles está localizada na Venezuela, já que Maduro é considerado líder do grupo criminoso e a presença militar dos EUA na região dificultaria o tráfego de drogas.

De acordo com o comunicado do Departamento de Estado dos EUA, “Nem Maduro nem seus aliados representam o governo legítimo da Venezuela. O Cartel de Los Soles, junto com outras Organizações Terroristas Estrangeiras, como o Tren de Aragua e o Cartel de Sinaloa, é responsável por atos de violência terrorista em toda a região e pelo tráfico de drogas para os Estados Unidos e Europa.” A nota destaca que os EUA continuarão empregando todos os meios possíveis para proteger sua segurança nacional e evitar o financiamento de grupos narcoterroristas.

Maduro nega qualquer vínculo com o tráfico de drogas e acusa o ex-presidente Donald Trump de usar uma narrativa falsa para justificar uma invasão e sua remoção do poder.

O governo venezuelano rejeita envolvimento com drogas ilícitas e destacou que o país não foi citado no Relatório Mundial sobre Drogas de 2025 das Nações Unidas, reforçando sua posição de ser um território sem cultivos ilegais.




Veja Também