O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados fará reunião na terça-feira (5) para avaliar os casos envolvendo os deputados André Janones (Avante-MG) e Gilvan da Federal (PL-ES), por comportamentos considerados incompatíveis com o decoro parlamentar.
A denúncia contra Janones foi apresentada pela Mesa Diretora, baseada em queixas do Partido Liberal. Segundo o partido, durante uma sessão no Plenário no dia 9 de julho, o deputado teria usado linguagem ofensiva e palavrões direcionados ao deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). Por conta disso, o mandato de Janones foi suspenso por três meses.
A Mesa Diretora argumenta que a atitude de Janones prejudica a honra do mandato e do Parlamento, e pede que a suspensão do mandato dure seis meses.
Quanto a Gilvan da Federal, a denúncia foi apresentada em abril pela Corregedoria Parlamentar à Mesa Diretora. O documento afirma que o deputado abusou de suas prerrogativas e ofendeu a deputada Gleisi Hoffman (PR), que está licenciada para atuar como ministra das Relações Institucionais.
Em maio, o conselho decidiu suspender o mandato de Gilvan da Federal por três meses por comportamento inadequado.
Além disso, nesta terça-feira haverá a eleição do vice-presidente do Conselho de Ética. A reunião está prevista para as 15h30, no plenário 11.