Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados se reúne na terça-feira (25), às 14h30, no plenário 11, para avaliar pareceres.
Confira os casos em pauta:
- Gilvan da Federal (PL-ES) é investigado por quebra de decoro devido a ofensas à deputada licenciada Gleisi Hoffmann e ao deputado Lindbergh Farias em reunião da Comissão de Segurança Pública. Já suspenso três meses, o conselho agora examina se deve cassar seu mandato.
- No processo REP 10/25, o PT acusa Gilvan de incitar violência contra o presidente Lula, também na Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado.
- Lindbergh Farias (PT-RJ) responde a duas acusações: divulgação de informações falsas contra Marcel van Hattem (Novo-RS) e ofensa ao deputado Gustavo Gayer (PL-GO), cujo mandato o PL reivindica cassar.
- André Janones (Avante-MG) está envolvido em três processos por ofensas a parlamentares, abuso de prerrogativas e possível solicitação para devolução parcial de salários de servidores a favor de sua campanha.
- Kim Kataguiri (União-SP) é acusado pelo Psol de ataques de teor racista contra a deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) durante sessão sobre licenciamento ambiental.
- Célia Xakriabá também é alvo de acusação do PL por agredir fisicamente o deputado Kim Kataguiri e ferir o deputado Coronel Meira (PL-PE).
- Delegado Éder Mauro (PL-PA) é acusado pelo PT de agressão física a um cidadão em reunião da Comissão de Direitos Humanos.
- Guilherme Boulos (Psol-SP) enfrenta denúncia do PL por ofensas a parlamentares do partido durante encontro do Conselho de Ética.
- José Medeiros (PL-MT) é acusado pelo Psol de fazer declarações ofensivas e discriminatórias contra o deputado Ivan Valente (Psol-SP).
- Sargento Fahur (PSD-PR) é acusado pelo Psol de emitir comentário considerado ameaçador ao deputado Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) em reunião da Comissão de Segurança Pública.
