O projeto Se Liga no Enem está oferecendo duas semanas de aulas intensivas em Santa Maria para ajudar estudantes da rede pública a se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As aulas acontecem à noite, no auditório da Escola Técnica de Santa Maria, e focam na revisão dos conteúdos importantes para as provas.
Iniciada no Centro Educacional (CED) 310, a iniciativa foi adotada pela Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Santa Maria e ampliada para todos os estudantes da cidade. Anne Cellos, professora e uma das criadoras do projeto, conta que Ana Cláudia, ao assumir como coordenadora intermediária da Regional do Ensino Médio, apresentou a ideia que foi bem recebida pela regional.
Aberto a toda comunidade, o projeto tem atraído alunos até de outras regiões, como do Gama. Para a estudante Débora Santos da Rocha, de 17 anos, essas aulas especiais ajudam a democratizar o acesso à universidade. Ela comenta que muitos cursinhos são caros e difíceis de acessar. Com esses aulões, os estudantes têm acesso a bons professores e explicações claras, facilitando muito para quem tem menos recursos. Ela sonha em estudar direito na Universidade de Brasília (UnB).
As aulas são divididas em duas partes: a primeira semana foca nas disciplinas de humanas, antes da prova do dia 9, e a segunda volta-se para as matérias de exatas, antes da prova do dia 16.
Além das aulas, os estudantes recebem kits com apostilas, materiais, camisetas, garrafinhas de água e barrinhas de cereal, para ajudar e incentivar os alunos dedicados. Anne Cellos destaca que o auditório tem cerca de 200 lugares, mas que todos os estudantes poderão participar, mesmo que as vagas acabem.
Informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)
