20.5 C
Brasília
terça-feira, 26/11/2024
--Publicidade--

Estudantes da UnB desenvolvem aplicativo de ‘caronas seguras’

Brasília
céu pouco nublado
20.5 ° C
20.5 °
18.1 °
83 %
2.1kmh
20 %
ter
24 °
qua
25 °
qui
25 °
sex
26 °
sáb
20 °

Em Brasília

Usuários podem consultar perfis uns dos outros em redes sociais. Interessados podem filtrar gênero para quem querem dar carona.

Imagem de divulgação de app desenvolvido por alunos da UnB (Foto: Reprodução)
Imagem de divulgação de app desenvolvido por alunos da UnB (Foto: Reprodução)

Estudantes da Universidade de Brasília lançam nesta segunda-feira (28) um aplicativo para facilitar “caronas seguras”. O evento acontece no auditório da Faculdade de Tecnologia, às 13h. O download da ferramenta “Carona Phone” é gratuito e já está disponível para smartphones com sistema Android.

O aplicativo funciona com base em um raio de proximidade. Aqueles dispostos a dar carona devem se cadastrar, disponibilizar o trajeto, o horário e o número de vagas que têm no carro. Dessa forma, todos os usuários que estiverem por perto conseguem ver a carona oferecida e o perfil público do Facebook do motorista. Caso alguém solicite aquela carona, o motorista poderá visitar o perfil na rede social da pessoa e decidir se aceita a solicitação.

A ferramenta também permite que o motorista e o passageiro conversem através de chat do próprio aplicativo. Se mais de uma passageiro solicitar um mesmo motorista, eles também podem visitar o perfil um do outro e conversar entre si pelo bate-papo do aplicativo.

No momento do cadastro, é possível colocar um filtro de gênero para quem se quer dar carona ou para com quem se quer pegar carona. O filtro de gênero fica visível para todos os usuários. Outra forma de tornar mais segura a dinâmica de caronas é um ranking de usuários disponível. Após ceder ou pegar uma carona, o usuário pode avaliar o outro de 0 a 5 estrelas e deixar comentários sobre a experiência.

“Desde que eu estudava aqui, algo que sempre me incomodou foi ver os estacionamentos lotados e apenas uma pessoa por carro. A partir daí, surgiu a ideia de usar a tecnologia para facilitar caronas e contribuir para a mobilidade sustentável”, fiz o Márcio Batista, do Departamento de Ciência da Computação (CIC). Segundo ele, o funcionamento do aplicativo foi formulado a partir de relatos de pessoas que pegam ou cedem carona.

“Esta é uma solução para a dinâmica de trânsito nos campi da UnB e ao mesmo tempo, uma solução que a UnB oferece para a mobilidade urbana sustentável nas cidades”, explica o professor Pastor Willy Gonzales, do Programa de Pós-graduação em Transportes e Coordenador do Ceftru. A equipe do aplicativo conta que, após o lançamento em Brasília, o próximo objetivo é expandir para a cidade de São Paulo.

 
--Publicidade--

Veja Também

- Publicidade -