21.5 C
Brasília
quinta-feira, 18/09/2025

Estudante de escola pública de Ceilândia participa de atividade no Senado

Brasília
chuva fraca
21.5 ° C
21.5 °
17.8 °
53 %
2.1kmh
0 %
qui
28 °
sex
30 °
sáb
32 °
dom
33 °
seg
30 °

Em Brasília

Maria Eduarda Alves, de 17 anos, aluna do Centro de Ensino Médio (CEM) 10 de Ceilândia, teve uma experiência única ao representar o Distrito Federal no Programa Jovem Senador 2025. Acompanhada pela professora Celeste Maria Napoleão, ela participou de uma agenda que uniu política, cidadania e conhecimento sobre o funcionamento do Congresso Nacional.

Ao chegar ao Senado, Maria Eduarda foi recebida com muita cerimônia, incluindo tapete vermelho e música ao vivo, antes de assumir sua cadeira e participar da cerimônia de posse e da exposição das melhores redações do programa.

Para a jovem, cada momento foi uma novidade, como sua primeira vez no Plenário e na Comissão de Constituição e Justiça, espaços onde importantes decisões políticas do Brasil acontecem. Ela destacou a emoção da experiência e o quanto aprendeu durante o evento, compartilhando o Distrito Federal com outros 26 estudantes de todo o país.

Turismo cívico

O grupo também conheceu pontos importantes de Brasília, como o Supremo Tribunal Federal (STF), o Palácio do Planalto e as iniciativas sustentáveis do Senado. Além das visitas e debates, os estudantes puderam admirar detalhes da capital brasileira.

Enquanto os alunos se dedicavam a criar propostas legislativas, professores como Celeste Maria Napoleão participaram de uma capacitação para discutir educação, cidadania e o papel dos jovens na sociedade.

Seleção

Maria Eduarda foi escolhida após vencer o concurso de redação do programa, que nesse ano teve como tema “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”. Seu texto foi selecionado entre os melhores escritos por estudantes da rede pública do Distrito Federal, por comissões da Secretaria de Educação do DF (SEEDF) e do Senado.

Esta parceria entre o Senado Federal e as secretarias estaduais de Educação busca incentivar o conhecimento sobre o processo legislativo e estimular a participação política e cidadã dos estudantes da rede pública.

Veja Também