Arqueólogos trabalhavam na linha que liga Londres a Birmingham – na região central – e encontraram os tesouros perdidos dentro de uma igreja medieval abandonada.
Três estátuas da Roma Antiga foram descobertas durante a construção de uma ferrovia no Reino Unido, informou nesta sexta-feira (29) a concessionária responsável pela obra.
Os arqueólogos, contratados pela empresa, trabalhavam na linha que liga Londres a Birmingham – no centro do país – e encontraram os tesouros dentro de uma igreja medieval abandonada.
Duas das estátuas encontradas são bustos completos – os de um homem e de uma mulher –, já a terceira foi encontrada apenas a parte da cabeça, que parece ser de uma criança.
Além das estátuas, informaram os pesquisadores, cacos de um raro jarro de vidro da mesma época também foram encontrados durante as escavações.
“Para nós, terminar uma escavação com essas descobertas totalmente surpreendentes é, além de tudo, emocionante”, disse em nota a arqueóloga-chefe, Rachel Wood.
“As estátuas são excepcionalmente bem preservadas e realmente se tem uma impressão das pessoas que elas representam”, contou a especialista. “É literalmente, olhar para os rostos do passado, é uma experiência única.”
As descobertas foram feitas dentro de um sítio arqueológico que investiga a área da igreja medieval de Santa Maria, que teria, segundo os investigadores, sido construída sobre construções romanas.
A escavação faz parte do projeto de construção da HS2, linha de trem de alta velocidade que liga a capital britânica com o interior do país.