19.5 C
Brasília
quarta-feira, 31/12/2025

Estamos todos cansados, diz Carlos após nova cirurgia de Bolsonaro

Brasília
céu pouco nublado
19.5 ° C
19.5 °
18.7 °
89 %
1.5kmh
20 %
qua
29 °
qui
29 °
sex
26 °
sáb
25 °
dom
20 °

Em Brasília

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) comentou o estado de saúde do pai, Jair Bolsonaro, após o ex-presidente passar por um novo procedimento médico, nesta terça-feira (30/12).

Segundo o filho 02, Jair Bolsonaro já está no quarto do Hospital DF Star, em Brasília, depois de uma cirurgia de três horas realizada na tarde para controlar um quadro de soluços.

“Estamos todos cansados, exauridos, dilacerados! É uma injustiça sem precedentes!”, declarou Carlos Bolsonaro nas redes sociais.

O ex-presidente está internado desde a véspera de Natal no Hospital DF Star. Conforme boletim médico divulgado na noite desta terça-feira, Bolsonaro passará por uma endoscopia digestiva alta na quarta-feira (31/12) para avaliação do refluxo gastroesofágico.

Jair Bolsonaro continua em fisioterapia respiratória, fazendo terapia de CPAP noturna e adotando medidas preventivas para trombose, conforme o boletim.

Inicialmente, as internações foram motivadas por uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral. Entretanto, devido aos soluços persistentes, foram necessárias três intervenções adicionais, sendo a última realizada na terça-feira à tarde.

As operações atingiram o nervo frênico, que controla a contração involuntária do diafragma. Os médicos informaram que Bolsonaro receberá alta somente após o Ano Novo.

Os procedimentos realizados por Bolsonaro foram:

  • Em 25 de dezembro, cirurgia para hérnia inguinal bilateral.
  • No sábado (27/12), bloqueio do nervo frênico direito.
  • Em 29 de dezembro, novo bloqueio do nervo frênico direito.
  • Na terça-feira, reforço do bloqueio.

Condenado e preso por tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro recebeu autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para realizar os procedimentos. Familiares não podem levar celular ao quarto do ex-presidente.

Desde que sofreu uma facada no abdômen durante a campanha de 2018, Bolsonaro enfrenta complicações intestinais. Essas condições pioraram em 2023, após o fim de seu mandato e retorno dos Estados Unidos.

Veja Também