O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (3/1), durante uma coletiva de imprensa, que os EUA estão preparados para realizar uma nova série de ataques contra a Venezuela, caso seja necessário.
“Estamos prontos para lançar um segundo e muito maior ataque, se for preciso. Inicialmente, acreditávamos que outra onda seria necessária, mas agora pode não ser o caso”, declarou.
As declarações foram feitas horas após os Estados Unidos terem atacado a Venezuela e capturado Nicolás Maduro e sua esposa, os quais estão sendo levados para Nova York.
Pouco antes da entrevista, Trump compartilhou em sua rede social Truth Social uma foto de Maduro supostamente a bordo de um navio. Na imagem, o líder chavista aparece algemado, segurando uma garrafa de água, usando protetores auriculares e com os olhos vendados.
Trump informou que representantes norte-americanos permanecerão no país para assegurar uma transição de poder e administrarão a Venezuela até que o governo seja formalmente transferido.
“Estamos na Venezuela e ficaremos até que uma transição apropriada ocorra. Basicamente, vamos governar o país até que isso aconteça. Como todos sabem, o petróleo venezuelano tem sido mal utilizado por muito tempo. Eles não estão explorando esse recurso da maneira que poderiam, e isso afeta o futuro da nação”, afirmou na coletiva realizada em Mar-a-Lago.
