26.5 C
Brasília
segunda-feira, 11/08/2025

Estados Unidos vão pedir entrevista presencial na maioria dos vistos

Brasília
céu limpo
26.5 ° C
27.3 °
26.5 °
25 %
6.2kmh
0 %
seg
27 °
ter
29 °
qua
31 °
qui
30 °
sex
30 °

Em Brasília

A partir do dia 2 de setembro, todos que solicitarem vistos de não imigrante para os Estados Unidos precisarão realizar uma entrevista pessoal com um agente consular na maioria das categorias. Essa decisão foi anunciada pelo Departamento de Estado dos EUA e comunicada pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil no domingo, 10 de agosto.

A novidade inclui também pessoas renovando seus vistos e menores de 14 anos ou maiores de 79 anos, grupos que antes tinham certas dispensas de entrevista.

A medida atualiza uma regra anterior publicada em fevereiro, que permitia algumas isenções, principalmente instauradas durante a pandemia, como troca de categoria de visto sem entrevista. Agora, as isenções estão mais restritas.

Quem está isento da entrevista presencial?

  • Solicitantes com vistos contendo símbolos específicos: A-1, A-2, C-3 (exceto algumas categorias), G-1 a G-4, Nato-1 a Nato-6, e Tecro E-1;
  • Solicitantes de vistos diplomáticos ou oficiais;
  • Pessoas renovando vistos B-1, B-2 ou B1/B2 com validade integral, ou cartão de travessia para mexicanos, desde que o pedido seja feito no prazo de 12 meses após o vencimento do visto anterior, a pessoa tenha pelo menos 18 anos na emissão anterior, a solicitação ocorra no país de nacionalidade ou residência, que nunca tenham tido visto recusado sem reversão, e não apresentem nenhuma inelegibilidade aparente.

Os agentes consulares podem, a seu critério, exigir entrevista mesmo nos casos isentos. Por isso, os interessados devem verificar os requisitos e procedimentos nos sites oficiais das representações dos EUA.

Taxa adicional para visto

Em julho, o Senado e a Câmara dos Estados Unidos aprovaram um orçamento que inclui uma nova cobrança para o visto de turista, chamada de Taxa de Integridade de Visto. O valor adicional será de 250 dólares, cerca de 1,4 mil reais para brasileiros, conforme cotação de meados de julho.

A data de início da cobrança ainda não foi divulgada, mas espera-se que comece a valer a partir de outubro deste ano.

Os vistos emitidos pelos Estados Unidos são divididos em duas categorias principais: não imigrantes, que abrangem turistas, estudantes e profissionais temporários; e imigrantes, destinados àqueles que buscam residência permanente.

Veja Também