O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, juntamente com altos membros do governo, serão oficialmente classificados pelos Estados Unidos como parte de uma organização terrorista estrangeira a partir desta segunda-feira (24/11), data em que a designação terá início.
O governo americano, sob a administração de Donald Trump, acusa Maduro de liderar uma rede criminosa envolvida com o tráfico de drogas, conhecida como Cartel de Los Soles. Esta ação intensifica ainda mais as tensões já existentes na região do Caribe.
No início deste mês, o secretário de Estado Marco Rubio declarou que esta facção é chefiada pelo “ilegítimo Nicolás Maduro” e que a sanção será aplicada devido às atividades violentas classificadas como terrorismo praticadas pelo cartel em todo o hemisfério norte.
Rubio publicou no X que o Cartel de Los Soles comprometeu as instituições governamentais da Venezuela e é responsável por atos de violência terrorista realizados em cooperação com outros grupos.
O governo dos Estados Unidos entende que o Cartel de Los Soles está baseado na Venezuela, já que Maduro seria seu líder, e que a presença militar americana nas proximidades do país serve para dificultar o tráfico de entorpecentes.
De acordo com Rubio, “O Departamento de Estado tem a intenção de designar o Cartel de Los Soles como uma Organização Terrorista Estrangeira, com vigência a partir de 24 de novembro de 2025. A organização está sediada na Venezuela e liderada por Nicolás Maduro e outros membros do alto escalão do governo considerado ilegítimo, que corruptamente controlam as forças armadas, inteligência, legislativo e judiciário venezuelano.”
Maduro rejeita quaisquer vínculos com o narcotráfico, afirmando que o governo de Trump promove uma narrativa falsa com o objetivo de invadir o país e removê-lo do poder.
Essa decisão é anunciada em meio ao incremento da presença militar americana no mar do Caribe, perto do litoral venezuelano.
