O setor político da esquerda está se organizando para, neste domingo (21/9), canalizar a insatisfação popular em relação à anistia concedida aos envolvidos em atos antidemocráticos e à PEC da Blindagem, promovendo manifestações nas ruas.
Os protestos, convocados por políticos, movimentos sociais, artistas e influenciadores, acontecerão por todo o país e têm como objetivo medir a capacidade de mobilização da esquerda, que historicamente tem atraído menos participantes em comparação à direita nas recentes manifestações no Brasil.
As ações ocorrem depois da aprovação da Blindagem e da anistia (mesmo que em uma versão mais branda) na Câmara dos Deputados. A urgência para a votação do texto da Anistia foi aprovada na última quarta-feira (17/9), por 311 votos contra 163. O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) foi escolhido como relator pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Figuras importantes da esquerda lideram a mobilização, como o deputado federal Guilherme Boulos, do PSol de São Paulo. No Rio de Janeiro, as manifestações acontecem em Copacabana, com participação do cantor Caetano Veloso na organização.
Em Brasília, os atos estão marcados para as 9h, na região do Museu da República.
Não está prevista a presença do presidente Lula ou de membros do governo do PT nos eventos deste domingo.
A tramitação da anistia segue enfrentando resistência. Embora o relator Paulinho da Força deseje votar o PL da Anistia (também chamado de PL da Dosimetria) ainda nesta semana, a oposição ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) defende um texto mais abrangente. Além disso, mesmo que o projeto seja aprovado na Câmara, ele ainda precisará ser analisado pelo Senado Federal, que também demonstra resistência a uma anistia ampla.
Outra complicação é a possibilidade de o Supremo Tribunal Federal (STF) vetar a proposta por motivos de inconstitucionalidade, embora até o momento não haja sinais claros nesse sentido.
Locais das manifestações da esquerda no domingo (21/9):
- Norte:
Belém – 9h, Praça da República
Macapá – 16h, Teatro das Bacabeiras - Nordeste:
Fortaleza – 15h30, Estátua de Iracema Guardiã
Recife – 14h, Rua da Aurora
Natal – 15h, Midway
Salvador – 9h, Morro do Cristo
Aracaju – 16h, Praia da Cinelândia - Sudeste:
Rio de Janeiro – 14h, Posto 5 de Copacabana
São Paulo – 14h, MASP
Belo Horizonte – 9h, Praça Raul Soares
Ribeirão Preto – 15h30, Praça Spadoni
Uberlândia – 9h, Feira Livre do Luizote
Santos – 16h, Ana Costa
Juiz de Fora – 10h, Praça da Estação - Centro-Oeste:
Brasília – 9h, Museu da República
Goiânia – 16h, Praça Universitária
Cuiabá – 14h, Praça Alencastro - Sul:
Curitiba – 14h, Boca Maldita
Porto Alegre – 14h, Redenção