18.5 C
Brasília
quinta-feira, 18/12/2025

Esposa de Macron processada por insultar feministas

Brasília
nuvens quebradas
18.5 ° C
18.5 °
18.1 °
89 %
1kmh
75 %
qui
21 °
sex
23 °
sáb
20 °
dom
24 °
seg
24 °

Em Brasília

Brigitte Macron, primeira-dama da França, está enfrentando um processo judicial ajuizado por 343 mulheres representantes de diversas organizações de direitos humanos. Isso ocorreu após ela ser capturada em vídeo insultando manifestantes feministas com a expressão “vadias estúpidas”.

O incidente ocorreu no dia 7 de dezembro no Teatro Folies Bergère, em Paris. A esposa do presidente Emmanuel Macron foi filmada conversando com o ator e comediante Ary Abittan, que enfrentou acusações de estupro, caso que foi encerrado em 2024 por insuficiência de provas.

Na véspera da visita da primeira-dama, a peça protagonizada por Ary Abittan foi interrompida por ativistas feministas protestando em relação à denúncia de estupro. Durante a conversa, Brigitte Macron perguntou ao ator como ele estava após o protesto.

Ary Abittan expressou estar com medo, e Brigitte reagiu chamando as feministas de “vadias estúpidas”. A primeira-dama também declarou que, se ocorresse outro protesto durante a peça naquele dia, eles seriam expulsos.

Em uma entrevista ao site Brut France, Brigitte Macron afirmou que não tinha consciência de que estava sendo filmada ao proferir os termos ofensivos. Ela disse: “Eu queria tranquilizá-lo, talvez tenha reagido de forma pouco acertada, mas naquele momento não consegui pensar em outras palavras”.

No entanto, a primeira-dama esclareceu que não se arrepende das palavras ditas. “Não me arrependo do que falei. Sou, de fato, a esposa do presidente da República, mas, antes de tudo, sou eu mesma. Portanto, quando estou em particular, posso me expressar de maneira inadequada”, declarou.

Juliette Chapelle, advogada dos grupos feministas que ingressaram com a ação, exigiu que Brigitte responda legalmente pelas suas declarações. “Ela é a primeira-dama da França, suas palavras têm peso”, afirmou em entrevista a uma rádio francesa.

A advogada também comentou que Brigitte frequentemente se apresenta como uma advocata ativa das causas femininas, porém há uma discrepância clara entre seus discursos públicos e suas verdadeiras opiniões.

Veja Também