Estimular o interesse científico nas escolas transforma a curiosidade dos estudantes em conhecimento prático, formando jovens capazes de pensar criticamente e propor soluções para problemas atuais e futuros. Com esse objetivo, a Secretaria de Educação do DF realiza todo ano o Circuito de Ciências, e neste ano os projetos mais destacados da etapa distrital estão sendo apresentados ao público durante a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
A mostra acontece no canteiro central da Esplanada dos Ministérios até domingo (26), e os trabalhos das escolas públicas ficam expostos até sexta-feira (24). Com o tema “Água para quê?”, o circuito convida à reflexão sobre a importância da água para a vida, o clima e o desenvolvimento das comunidades, incentivando os alunos a encontrar soluções para desafios locais e globais.
Detetives do Clima em Samambaia
A Escola Classe 303 de Samambaia apresentou o projeto Detetives do Clima, desenvolvido a partir da observação dos próprios alunos do 4º ano sobre diferenças de temperatura entre a sala de aula e áreas verdes. A professora Izabelly Sant’Ana explicou: “Peguei um termômetro emprestado e perguntei: ‘O que será que está acontecendo?’ Comparamos salas sem nada, com plantas ao lado e próximas a áreas verdes, explorando conceitos como umidade e clima.”
O projeto integrou matemática, geografia e cidadania, com a construção de gráficos, estudo da posição do sol e culminou na redação de uma carta para a diretora com sugestões para melhorar o ambiente escolar. A estudante Emanuelly Pereira, de 10 anos, destacou: “Percebemos que a água é muito importante, porque sem água não tem planta, e sem planta não dá para a gente viver.”
Experimentos da EC 314 Sul
A Escola Classe 314 Sul apresentou como a água pode ser usada em estudos científicos, montando um laboratório em seu estande. Os alunos realizaram experimentos de condução elétrica, pureza da água e medição do pH, explicando ao público os conceitos físicos e químicos de cada teste.
A aluna Beatriz Meneguessi, de 11 anos, explicou o teste de pH: “O experimento mostra a mudança de cor. Se a água ficar roxa com o indicador, significa que o pH está bom e ela pode ser bebida.”
Formando os protagonistas do futuro
Projetos como os da EC 303 e EC 314 mostram que a ciência começa pela observação do dia a dia. A participação das escolas no Circuito de Ciências e na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia reforça o compromisso da Secretaria de Educação do DF com a formação completa dos alunos, incentivando o pensamento crítico e a capacidade de criar soluções inovadoras para os desafios da sociedade.
Informações da Secretaria de Educação