24.5 C
Brasília
sábado, 30/08/2025

Escolas de Saúde Pública do Mato Grosso e Amazonas visitam ESP-DF

Brasília
céu limpo
24.5 ° C
24.5 °
18.9 °
38 %
3.1kmh
0 %
dom
29 °
seg
29 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
22 °

Em Brasília

A Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP-DF) recebeu representantes das escolas de saúde pública do Mato Grosso e de Manaus entre os dias 23 e 25 de julho. A visita teve como objetivo trocar experiências e fortalecer a cooperação entre as instituições que formam profissionais da saúde.

Durante três dias, os visitantes puderam conhecer a rotina da ESP-DF e as atividades realizadas na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). A programação apresentou a gestão da escola, os projetos atuais e as práticas de sucesso adotadas.

Sílvia Tomaz, superintendente da Escola de Saúde Pública do Mato Grosso, destacou a importância do encontro para integrar as instituições. Ela comentou que o Mato Grosso está visitando todas as escolas da região Centro-Oeste para alinhar os processos educacionais, movimento iniciado a partir do Encontro das Escolas do Centro-Oeste realizado no ano anterior na Fepecs.

Um dos resultados alcançados foi a proposta de um termo de cooperação técnica entre as escolas para realizar atividades conjuntas e trocar projetos, fortalecendo uma rede colaborativa de formação em saúde.

Davi Cunha, psicólogo e servidor da Secretaria de Saúde do Amazonas, ressaltou a importância do encontro para ampliar as ações de educação em saúde em seu estado. Ele afirmou que a ESP-DF demonstra compromisso com a formação e o desenvolvimento dos profissionais de saúde, atuando como um elo importante entre saúde e educação.

A visita também incluiu uma reunião no Ministério da Saúde, onde os participantes apresentaram as decisões do encontro e reforçaram a colaboração entre os governos federal e estadual na formação técnica em saúde. A diretora da ESP-DF, Fernanda Monteiro, explicou que o programa Protec, que associa ensino técnico e residências em saúde, despertou interesse do governo federal, que pretende expandir essa formação para outros estados.

Informações fornecidas pela Fepecs

Veja Também