A Escola Parque Anísio Teixeira, situada em Ceilândia, no Distrito Federal, vai abrir as inscrições para o primeiro semestre de 2026 entre os dias 2 e 4 de fevereiro, das 8h às 16h, sem interrupção e por ordem de chegada.
As vagas são para alunos matriculados na rede pública do Distrito Federal, do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. A escola não atende alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nem de escolas militares ou privadas.
O vice-diretor Gilson Cézar Pereira ressalta a variedade de cursos como um ponto forte da escola. “Nosso objetivo é oferecer um espaço onde os estudantes possam descobrir novos talentos”, explica. “Acreditamos que a educação completa acontece quando unimos esporte, arte e tecnologia para formar cidadãos mais conscientes do seu papel na sociedade”.
As oficinas disponíveis incluem artes visuais, balé, canto, dança, teatro, violão, violino, teclado e guitarra; esportes como basquete, futsal, vôlei, tênis de quadra, tênis de mesa, natação, esportes na areia e xadrez; artes marciais e fitness, com jiu-jítsu, muay thai, ginástica rítmica e fitness; além de tecnologia focada em cultura digital.
As aulas ocorrem em diferentes horários: segundas e quartas, terças e quintas, ou apenas sextas-feiras. As turmas de segunda e quarta também atendem alunos de escolas de tempo integral da Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia.
O modelo da Escola Parque é inspirado pelo educador Anísio Teixeira, que valorizava uma educação completa, integrada entre o ensino acadêmico e atividades artísticas, físicas e culturais fora do horário escolar. Essa iniciativa reforça o compromisso da Secretaria de Educação do Distrito Federal em oferecer oportunidades que estimulam a criatividade, a saúde e a participação social dos jovens.
Para fazer a matrícula, é necessário apresentar a declaração escolar atualizada de janeiro; cópias do RG e CPF do responsável e do aluno (ou certidão de nascimento, se o aluno não tiver RG); e duas fotos 3×4 recentes do estudante.
