23.5 C
Brasília
sexta-feira, 30/01/2026

Escola 410 de Samambaia vai ganhar prédio moderno

Brasília
nuvens quebradas
23.5 ° C
23.9 °
23.5 °
73 %
3.1kmh
75 %
sex
23 °
sáb
26 °
dom
25 °
seg
25 °
ter
24 °

Em Brasília

A Escola Classe 410 de Samambaia, no Distrito Federal, será reformada e terá um prédio novo, moderno e acessível, pensado para atender melhor as necessidades da educação pública atual. O prédio antigo, feito com placas de concreto pré-moldado, será substituído por uma construção que segue os padrões atuais da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

Essa ação faz parte de um projeto que envolve a modernização de três escolas na região. Recentemente, o governador Ibaneis Rocha inaugurou a escola EC 425, que foi totalmente reformada, enquanto a EC 415 já está em obras após a demolição do prédio antigo. Agora, a EC 410, que atende 626 alunos, será a próxima a receber melhorias.

Segundo a SEEDF, as escolas antigas estão sendo trocadas por prédios que oferecem melhor conforto térmico e acústico, com espaços amplos e ambientes que promovem a inovação pedagógica e a convivência escolar. O diretor da EC 410, Paulo Gileno Ribeiro Bosco, destaca que a nova escola terá espaços modernos, novos locais para aprendizado e vai ampliar o atendimento. Ele ressalta que a reforma vai permitir que projetos extras, como o coral da escola, tenham espaços próprios.

A sustentabilidade e a ligação com a comunidade são valores importantes para a escola. O diretor, que tem 32 anos de profissão e 27 dedicados à escola, destaca o compromisso ambiental e a preservação da identidade sustentável da unidade. Ele explica que esperam manter o máximo possível das árvores e da vegetação do local, que abriga uma fauna rica com micos, tucanos, urutaus e muitos pássaros que fazem parte do cotidiano escolar.

A supervisora pedagógica Ludmila Freitas Alexandre da Silva comenta que o novo prédio trará mais conforto, fundamental para a aprendizagem, especialmente para os alunos com necessidades especiais. Cerca de 10% dos estudantes têm essas necessidades, e o novo espaço vai oferecer mais silêncio, climatização e conforto, melhorando o dia a dia na sala de aula.

A nova estrutura permitirá aumentar o número de vagas e criar ambientes para atividades pedagógicas e artísticas. Um destaque especial é o espaço para o Coral da EC 410, formado por alunos do ensino fundamental e conhecido por suas apresentações em eventos culturais. Atualmente, os ensaios acontecem no pátio, mas na nova escola haverá um auditório para ensaios e apresentações.

Entre os alunos, há expectativa e alegria com a reconstrução, que desperta carinho e interesse pelo espaço escolar. Agatha Maia, aluna do 5º ano, comenta que a escola vai ficar ainda melhor com o prédio novo e que gosta muito das árvores e do pátio. A colega Emanuele Paulino reforça o apego ao ambiente: ela espera que as árvores sejam preservadas, pois fazem a escola ser tranquila e gostosa para estudar, permitindo que brinquem na sombra e ouçam os passarinhos.

Veja Também