20.5 C
Brasília
sexta-feira, 23/01/2026

Equador pede informações sobre criança detida por agentes do ICE nos EUA

Brasília
trovoada com chuva fraca
20.5 ° C
20.5 °
20.5 °
94 %
1.5kmh
75 %
sex
24 °
sáb
21 °
dom
24 °
seg
24 °
ter
26 °

Em Brasília

O Ministério das Relações Exteriores do Equador exigiu esclarecimentos sobre a situação de uma criança de cinco anos detida por agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) em Mineápolis, Minnesota.

A criança foi detida na última terça-feira juntamente com seu pai, o equatoriano Adrian Alexander Conejo Arias. O consulado do Equador nos Estados Unidos solicitou informações oficiais ao ICE para acompanhar o caso e garantir a proteção do menor.

Autoridades do distrito escolar público de Columbia informaram que a criança teria sido usada como isca para capturar o pai, alvo das operações de imigração. Segundo a superintendente do distrito, Zena Stenvik, quatro estudantes foram detidos por agentes do ICE nesta semana.

A criança e o pai foram levados para o Centro de Processamento de Imigração em Dilley, Texas, onde permanecem sob custódia.

Em resposta, o ICE declarou que o pai teria fugido quando percebeu a aproximação dos agentes, deixando a criança para trás, mas um agente permaneceu com o menino para garantir sua segurança. Os pais têm a opção de deportar a criança junto com eles ou designar alguém de confiança para cuidar dela.

O vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, destacou que a criança não foi presa, apenas detida, sendo necessário para cumprir a prisão do pai, que é considerado um imigrante ilegal.

O episódio provocou forte reação no estado de Minnesota, onde o governador Tim Walz criticou duramente as ações do ICE, destacando que a abordagem não serve aos interesses da população local e exigindo o fim dessas operações que geram insegurança às famílias.

O governo equatoriano segue monitorando o caso para garantir o bem-estar e a segurança do menor envolvido.

Veja Também