Um homem morreu afogado em uma enxurrada na noite de quinta-feira (29), na Avenida 31 de Março, em Piracicaba (SP). Ele ficou preso em uma estrutura da via e não conseguiu sobreviver.
Essa tragédia aumentou para 14 o total de mortes causadas pelas chuvas no estado de São Paulo desde o começo de dezembro. Dessas, seis vítimas morreram em situações parecidas, causadas por enxurradas.
A tempestade durou cerca de 40 minutos e trouxe mais de 50 milímetros de chuva, causando alagamentos em bairros no centro da cidade. A força da água foi tão grande que chegou a arrancar o asfalto de uma das principais avenidas de Piracicaba, cidade de aproximadamente 425 mil habitantes, localizada na região central do estado.
Nas últimas 12 horas, Piracicaba teve mais de 80 milímetros de chuva, segundo dados do Sistema Integrado de Bacias Hidrográficas (SIBH), da SP Águas. As estações de medição indicaram que o nível do Rio Piracicaba, que passa pelo centro da cidade, subiu rapidamente.
A Estação Piracicaba – Parque da Rua do Povo mostrou que o rio subiu de 1,72 metro às 19h para 2,87 metros às 20h40, chegando a 3,26 metros às 6h da sexta-feira. A Estação UHE Barra Bonita também registrou aumento, de 1,78 metro às 19h para 2,68 metros às 20h, e atingiu 3,17 metros às 6h.
O prefeito Helinho Zanatta comentou sobre a força da chuva em suas redes sociais.
