O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, na madrugada desta quarta-feira (26/11), que um de seus enviados, Steve Witkoff, se encontrará com o presidente Vladimir Putin, em Moscou, para tratar do plano de paz entre a Ucrânia e a Rússia.
Antes de embarcar no Air Force One, Trump conversou com jornalistas e disse que um representante encarregado de negociar o acordo de paz irá se reunir com Putin na próxima semana, ressaltando que as conversas com Moscou já estão em curso.
“Já estão conversando com os russos. Steve Wood está indo, talvez o Jared também. Não tenho certeza se o Jared irá, mas ele está envolvido no processo. Eles vão se encontrar com o presidente Putin, acredito que na próxima semana, em Moscou. Não tenho um prazo definido”, comentou Trump, mencionando seu genro, Jared Kushner.
De acordo com o presidente norte-americano, ele acreditava que o cessar-fogo entre os dois países seria “fácil”, devido à sua relação com Putin, “mas provavelmente é um dos mais difíceis”.
“Acho que todos estão cansados de lutar neste momento”, acrescentou Trump. “É um processo longo, complicado e muito triste, pois tantas pessoas perderam suas vidas”, reportou o The Guardian.
Delegações ucranianas
Nesta terça-feira (25/11), a Ucrânia declarou que as delegações envolvidas alcançaram um acordo preliminar sobre os termos principais do pacto de paz discutido com os Estados Unidos e a Rússia. Segundo o governo ucraniano, ainda existem “alguns detalhes” a serem concluídos antes da fase final das negociações.
Em uma postagem na rede social X, o secretário de segurança nacional da Ucrânia, Rustem Umerov, anunciou que as delegações “concordaram com os principais pontos do acordo discutido em Genebra”.
Umerov também informou que o país está planejando organizar uma visita do presidente Volodymyr Zelensky aos EUA, onde pretende finalizar as negociações com o presidente Donald Trump.
Representantes dos Estados Unidos e da Ucrânia se encontraram em Genebra para avaliar a proposta de paz apresentada por Trump. Conforme declaração da Casa Branca, as delegações estruturaram um esboço atualizado e detalhado para o acordo de paz.
