19.5 C
Brasília
sexta-feira, 23/01/2026

Entendendo a demência por corpos de Lewy de forma simples

Brasília
nuvens quebradas
19.5 ° C
19.5 °
18.9 °
94 %
1.5kmh
75 %
sex
24 °
sáb
22 °
dom
23 °
seg
25 °
ter
21 °

Em Brasília

O cantor Milton Nascimento, que tem 82 anos, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL), um tipo comum dessa doença. A informação veio do filho dele, Augusto Nascimento, numa entrevista para a Revista Piauí.

De acordo com a neurologista Ana Carolina Gomes, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e especialista em memória, as demências geralmente causam uma perda das funções mentais por conta de mudanças no cérebro.

Essa perda atinge a memória, o raciocínio e a capacidade de se localizar no tempo e espaço, também dificultando atividades que a pessoa fazia normalmente.

A demência por corpos de Lewy é especial porque, além de prejudicar o cérebro, traz sintomas parecidos com o Parkinson, como tremores, rigidez e problemas para caminhar, surgindo junto com as dificuldades mentais ou bem próximo no tempo.

Pacientes com essa condição também têm alucinações visuais frequentes, vendo coisas que não existem, como pessoas ou animais, ou confundindo objetos com outras coisas.

Esses sintomas, embora possam aparecer em outras demências, na demência por corpos de Lewy eles surgem cedo e com intensidade.

O geriatra Charlys Barbosa Nogueira, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, acrescenta que os pacientes podem ter delírios de perseguição e ficar agitados, o que gera muito estresse para eles e suas famílias.

Fatores de risco

Segundo Nogueira, os riscos são parecidos com outras demências, como idade avançada, pouca escolaridade, problemas no coração, perda dos sentidos, solidão e falta de exercícios. Homens têm mais chance de desenvolver a doença, além disso, ter familiares doentes também é um ponto importante. Envelhecer não garante a doença, e estudar e aprender durante a vida ajuda a manter a mente saudável.

Ana explica que manter a mente ativa é como exercitar um músculo: precisamos continuar treinando para que ela não enfraqueça. Atividades escolares, físicas e profissionais ajudam a criar uma reserva mental que protege contra o declínio.

Tratamento

Nogueira conta que o tratamento é dividido em medicamentos e cuidados não medicamentosos.

No cuidado não medicamentoso, é essencial investir em exercícios para o corpo e para a mente, fisioterapia para melhorar a caminhada e equilíbrio, e terapia ocupacional para controlar tremores e facilitar as tarefas do dia a dia, como comer e escovar os dentes, usando utensílios especiais.

Os remédios mais usados são parecidos com os do Alzheimer e ajudam a desacelerar o avanço da doença. Também são usados medicamentos para controlar sintomas como depressão e ansiedade.

Médicos alertam que pessoas com essa demência são muito sensíveis a remédios antipsicóticos, que devem ser usados com muito cuidado.

Estadão Conteúdo

Veja Também