22.5 C
Brasília
segunda-feira, 13/10/2025

Entenda quem são os 20 reféns soltos pelo Hamas

Brasília
nuvens quebradas
22.5 ° C
22.5 °
22.5 °
68 %
2.1kmh
75 %
seg
27 °
ter
29 °
qua
31 °
qui
33 °
sex
34 °

Em Brasília

O grupo Hamas libertou nesta segunda-feira (13/10) os últimos 20 reféns israelenses que estavam vivos, após 738 dias mantidos em cativeiro, conforme confirmado pelas Forças de Defesa de Israel (FDI).

Todos os libertados são homens, que agora irão se reunir com suas famílias e passarão por avaliações médicas em hospitais. Segundo informações da mídia israelense, todos estão em condições de saúde favoráveis.

Os primeiros prisioneiros palestinos libertados por Israel também deixaram a prisão de Ofer, na direção de Ramallah, na Cisjordânia, acompanhados por veículos da Cruz Vermelha.

Detalhes dos Reféns Entregues

Sete dos reféns foram liberados logo cedo e já se encontram em território israelense. Um segundo grupo de 13 reféns, que ainda estavam na Faixa de Gaza, foi entregue ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha pouco depois.

  • Nimrod Cohen (20 anos), capturado próximo a um tanque na fronteira com Gaza;
  • Rom Braslavski (21) e Bar Kupershtein (23), sequestrados enquanto trabalhavam em festival de música;
  • Evyatar David (24), Maxim Herkin (37), Elkana Bohbot (36), Segev Kalfon (27) e Yosef Haim Ohana (24), também capturados no mesmo festival;
  • Matan Zangauker (25), sequestrado em sua casa em Nir Oz;
  • Os irmãos argentinos Ariel Cunio (28) e David Cunio (35), capturados em suas residências no kibutz Nir Oz;
  • Avinatan Or (32), cuja companheira foi resgatada em junho de 2024;
  • Eitan Horn (38), argentino sequestrado enquanto visitava seu irmão.

Entre os primeiros libertados que chegaram ao território israelense, estão Eitan Mor (25), refém durante um festival de música, os gêmeos Gali e Ziv Berman (27), capturados em sua casa no kibutz Kfar Aza; Guy Gilboa Dalal (24), também do festival; Matan Angrist (22), soldado capturado em batalha; Omri Miran (48), o mais velho do grupo, capturado na frente da família; e Alon Ahel (24), frequentador do festival.

Os reféns passarão primeiramente pela base de Reim, próxima da fronteira com Gaza, para avaliação médica antes do reencontro com as famílias. Posteriormente, serão transportados de helicóptero para hospitais nas imediações de Tel Aviv.

A libertação dos reféns vivos será seguida pela entrega dos restos mortais dos 28 reféns falecidos, procedimento esperado para ocorrer em datas futuras, acompanhado por uma cerimônia e oração judaica dentro do território palestino.

Reações e Comemorações

As liberação dos reféns provocou grandes celebrações, principalmente na Praça dos Reféns, no centro de Tel Aviv, onde milhares de pessoas acompanharam a notícia por telões públicos com grande alegria e emoção.

Veja Também