28.5 C
Brasília
terça-feira, 16/09/2025

Entenda por que Bolsonaro foi hospitalizado

Brasília
nuvens quebradas
28.5 ° C
28.5 °
27.3 °
30 %
3.1kmh
75 %
ter
29 °
qua
33 °
qui
32 °
sex
32 °
sáb
33 °

Em Brasília

Uma crise de soluços, vômitos e uma queda na pressão arterial fizeram com que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) precisasse ser levado ao hospital na última terça-feira (16/9). Ele saiu de casa no Jardim Botânico, em Brasília (DF), onde está em prisão domiciliar desde agosto, acompanhado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Bolsonaro foi encaminhado ao hospital DF Star, onde havia passado por exames e um procedimento dermatológico no domingo (14/9) para remoção de manchas na pele. Durante esses exames, foi detectada anemia decorrente de má alimentação e sinais de uma pneumonia. A equipe médica descreveu seu estado de saúde como delicado.

Bolsonaro tem permissão para sair da prisão domiciliar a qualquer momento para receber atendimento hospitalar, desde que informe ao Supremo Tribunal Federal (STF) com pelo menos 24 horas de antecedência. Ele também pode ser atendido por seus médicos em casa.

Condenação na Primeira Turma do STF

Recentemente, a Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro, por quatro votos a um, juntamente com sete outros réus, em um processo referente a uma trama golpista. Essa foi a primeira condenação na história de um ex-presidente por tentativa de golpe contra o Estado democrático de direito.

A pena fixada foi de 27 anos e 3 meses em regime inicialmente fechado, mas sua execução ocorrerá apenas após o trânsito em julgado do processo.

Além da tentativa de golpe, Bolsonaro foi condenado por outros quatro crimes: tentativa de eliminação violenta do estado democrático, participação em organização criminosa armada, dano qualificado ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio protegido.

Desde 4 de agosto, o ex-presidente cumpre prisão domiciliar por ordem do ministro Moraes, após descumprir medidas cautelares anteriores, como utilizar redes sociais por terceiros.

Veja Também