Desde que foi divulgado que Fausto Silva, conhecido como Faustão, de 75 anos, está hospitalizado desde 21 de maio no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, a preocupação com sua saúde se espalhou pelo país.
Fausto Silva sofreu uma infecção bacteriana grave que evoluiu para sepse, uma resposta inflamatória intensa e descontrolada do organismo que pode causar falência de múltiplos órgãos. Além disso, recentemente, Faustão passou por um transplante de fígado e um retransplante renal. Vamos explicar o significado desses procedimentos.
O que é sepse?
De acordo com o farmacologista José Carlos Alves Filho, do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (Crid) da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, sepse é uma reação do corpo a uma infecção que se espalha e gera uma inflamação exagerada e desregulada, o que pode levar a graves complicações.
Transplante e retransplante
O transplante consiste na substituição de um órgão doente por um órgão saudável de um doador. Já o retransplante é a realização de um novo transplante, em casos onde o primeiro não teve sucesso ou ocorreu alguma complicação.