13.5 C
Brasília
quarta-feira, 16/07/2025

Entenda o fenômeno da Lua do veado na noite desta quinta

Brasília
céu limpo
13.5 ° C
13.5 °
11.1 °
72 %
0kmh
0 %
qua
26 °
qui
27 °
sex
29 °
sáb
29 °
dom
24 °

Em Brasília

Conhecida como “Lua do veado”, a lua cheia de julho trará um espetáculo para o céu na quinta-feira (10/7), das 18h até as 6h. Esse fenômeno acontece quando a Lua está em oposição ao Sol, mostrando sua face totalmente iluminada.

Mas por que o nome “do veado”? Essa expressão vem de tradições nos Estados Unidos que atribuem nomes a cada fase da Lua cheia. A Lua do veado ganhou esse nome porque coincide com o período em que os veados estão desenvolvendo seus chifres, entrando na fase adulta.

Paulo Eduardo Brito, professor de física e astronomia na Universidade de Brasília (UnB), comenta: “Em algumas comunidades, é costume nomear cada Lua cheia com algo relevante para o período. Essa tradição é típica do Hemisfério Norte e não tem ligação com o Hemisfério Sul. Para os astrônomos, é simplesmente a ‘Lua cheia de julho’.”

Adriano Leonês, presidente do Clube de Astronomia de Brasília, destaca que nos EUA a Lua cheia de maio é chamada de “Lua das flores” e a de junho, de “Lua do morango”, nomes relacionados a eventos naturais dessas épocas. Ele explica que os americanos dão nomes que refletem acontecimentos naturais do período.

É importante destacar que a Lua do veado não apresenta características diferentes das demais Luas cheias do ano, exceto quando ocorrem eventos como eclipses ou Super Lua, o que não será o caso agora.

Além disso, na Europa, a Lua cheia de julho é conhecida como “Lua do Feno”, referindo-se ao periodo da colheita do feno. Nos EUA, também é chamada de “Lua do trovão” devido às tempestades típicas do verão.

Quanto à aparência, a Lua cheia pode parecer mais baixa ou próxima no céu devido à forma como nasce e se põe, alinhada com o sol, e à época do ano. Adriano Leonês explica que, como estamos no inverno, o sol está mais ao norte, fazendo a Lua parecer baixa no céu.

Um fenômeno chamado “Grande Parada Lunar” acontecerá em 2025, quando a órbita da Lua atingirá a inclinação máxima, causando uma aparição especialmente alta ou baixa da Lua no céu, dependendo da estação.

A tonalidade alaranjada que a Lua cheia pode aparentar não é devido à sua cor real, mas sim por causa da luz solar que reflete na Lua e é filtrada pela atmosfera terrestre antes de chegar aos nossos olhos.

Veja Também