23.5 C
Brasília
sábado, 22/11/2025




Entenda a prisão preventiva do ex-presidente Bolsonaro pela Polícia Federal

Brasília
nuvens quebradas
23.5 ° C
23.5 °
23.5 °
69 %
4.1kmh
75 %
sáb
25 °
dom
29 °
seg
25 °
ter
25 °
qua
28 °

Em Brasília

A Polícia Federal (PF) chegou por volta das 6h deste sábado (22/11) à residência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para cumprir um mandado de prisão preventiva, determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Agentes da PF permaneceram cerca de 15 minutos dentro da casa.

Fontes informaram que o ex-presidente, que costuma levantar cedo, já estava acordado quando os policiais chegaram. Ele pediu alguns minutos para trocar de roupa antes de ser levado para a Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Segundo pessoas próximas, Bolsonaro estava tranquilo no momento da prisão.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro havia viajado na sexta-feira (21/11) para uma agenda do PL em Fortaleza (CE) e retornou a Brasília após receber a notícia para acompanhar o marido.

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente, estava dormindo na casa quando a polícia chegou e acordou com o barulho. Conforme apurado, ele também estava calmo durante a ação policial.

Além de Carlos, um irmão de Bolsonaro estava presente na residência.

A prisão

O ex-presidente estava em prisão domiciliar desde o início de agosto devido ao descumprimento de medidas cautelares relacionadas a outra investigação. De acordo com a Polícia Federal, a ordem de prisão foi motivada pela convocação para uma vigília, aglomeração e para evitar riscos tanto para terceiros quanto para o próprio preso.

Em setembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por liderar um plano golpista visando permanecer no poder.




Veja Também