28.5 C
Brasília
quinta-feira, 27/11/2025




Engie inicia operação do primeiro trecho da linha de transmissão Asa Branca

Brasília
nuvens quebradas
28.5 ° C
28.5 °
28.5 °
51 %
3.6kmh
75 %
qui
27 °
sex
30 °
sáb
30 °
dom
30 °
seg
29 °

Em Brasília

A Engie, empresa francesa de energia elétrica com operações no Brasil, começou a operar comercialmente o primeiro segmento do Sistema de Transmissão Asa Branca na quarta-feira, 26 de novembro. Este projeto foi conseguido no Leilão de Transmissão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em 2023.

Este primeiro segmento cobre a região centro-sul do estado da Bahia, passando por 19 municípios e possui uma extensão de 334 km. As construções conectam as subestações Morro do Chapéu II e Poções III, e se iniciaram em agosto de 2024.

Este empreendimento de grande porte, que conta com um investimento de R$ 2,67 bilhões e deve ser finalizado em até 30 anos desde a assinatura do contrato em setembro de 2023, tem o propósito de conectar as regiões Nordeste e Sudeste do país, facilitando o transporte de energia proveniente de fontes renováveis.

Está prevista a construção de aproximadamente 1.000 km de linhas de transmissão que abrangerão os estados da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo — sendo que o trecho inicial abrange a região centro-sul da Bahia, com 334 km de extensão.

De acordo com a Engie, a obra deve gerar cerca de 4 mil empregos diretos na região envolvida. Eduardo Sattamini, diretor-presidente da unidade brasileira da companhia, afirmou durante a inauguração:

“O avanço das obras do projeto Asa Branca representa um passo significativo na ampliação da infraestrutura elétrica do país. Ao conectar as regiões Nordeste e Sudeste, a iniciativa assegura o transporte eficiente de energia, diminui os riscos de oscilações e interrupções no fornecimento, além de promover a diversificação da matriz energética.”

Além do projeto Asa Branca, a Engie administra outras linhas de transmissão como Gralha Azul no Paraná, com 909 km; Novo Estado nos estados do Tocantins e Pará, com 1.800 km; e Graúna em Minas Gerais e Espírito Santo, com 162 km, entre outras. A empresa também atua no transporte de gás natural e oferece soluções energéticas sustentáveis.




Veja Também