Neste domingo (9) ocorreu a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil, exceto nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, devido à realização da COP30.
Em entrevista coletiva, Camilo Santana, ministro da Educação, e Manuel Palacios, presidente do Inep, apresentaram um resumo sobre o primeiro dia do exame e explicaram os próximos passos para os mais de 4 milhões de participantes.
Uma dúvida comum entre os candidatos é a data para a divulgação do gabarito oficial da primeira prova, que será disponibilizado na próxima quinta-feira (13). A divulgação dos resultados finais está prevista para janeiro de 2026.
O Enem 2025 continuará no próximo domingo, 16 de novembro, com questões de ciências da natureza e matemática.
Porta de entrada para o ensino superior
Instituições de ensino públicas e privadas também usam o Enem para selecionar seus alunos, seja como critério principal ou complementar aos processos seletivos.
Os resultados individuais do exame podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições em Portugal que possuem acordo com o Inep, facilitando o acesso de estudantes brasileiros ao ensino superior português.
