21.5 C
Brasília
segunda-feira, 10/11/2025




Enem 2025: confira o primeiro dia de provas

Brasília
céu limpo
21.5 ° C
21.5 °
20 °
99 %
1kmh
0 %
seg
29 °
ter
25 °
qua
29 °
qui
29 °
sex
24 °

Em Brasília

Milhares de estudantes em todo o Brasil participaram do primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 neste domingo, 9 de novembro. Eles responderam as questões de linguagens e ciências humanas, além de produzirem uma redação sobre um tema importante para a sociedade.

Um ponto notável foi a taxa de abstenção, que atingiu 27% dos inscritos, segundo o ministro da Educação, Camilo Santana. Os dados iniciais foram divulgados durante uma coletiva em Brasília, com a presença do presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Manuel Palacios.

O tema da redação foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, divulgado pelo ministro Camilo Santana em suas redes sociais. Este evento coincidiu com a realização do GP de Fórmula 1 em São Paulo.

Dos 4.811.338 participantes inscritos, 3.240 foram eliminados no primeiro dia por diversas razões, conforme as regras do edital do Enem. Entre os principais motivos estão deixar o local de prova com o caderno de questões antes dos 30 minutos finais, portar equipamentos eletrônicos proibidos, sair da sala antes do horário permitido (às 15h30), usar materiais não autorizados e não seguir as orientações dos fiscais, que garantem a integridade do exame.

Horários de abertura e fechamento dos portões

Os portões foram abertos às 12h e fechados às 13h, seguindo o planejamento do MEC e do Inep. As provas começaram às 13h30, e os participantes puderam começar a sair a partir das 15h30, porém sem levar o caderno de questões.

O primeiro dia de provas terminou às 19h. O Enem 2025 continua no domingo seguinte, dia 16, com questões de ciências da natureza e matemática, completando o ciclo que pode garantir o ingresso no ensino superior.

A emissora CNN realizou uma transmissão ao vivo de três horas com professores do Objetivo para discutir a prova. No dia 16, haverá nova transmissão ao vivo às 20h, focada nas disciplinas de exatas.




Veja Também