25.5 C
Brasília
sábado, 13/12/2025

Enel deve restabelecer energia em São Paulo até domingo à noite

Brasília
nuvens dispersas
25.5 ° C
25.5 °
22.3 °
65 %
2.1kmh
40 %
dom
27 °
seg
20 °
ter
22 °
qua
22 °
qui
19 °

Em Brasília

A Enel informou que está trabalhando para restaurar o fornecimento de energia na Região Metropolitana de São Paulo até o final da noite de domingo, dia 14. Muitos imóveis na cidade estão sem luz há vários dias, causando grandes transtornos.

A empresa afirmou que o vendaval que atingiu a região foi o mais longo já registrado e que mobilizou cerca de 1,8 mil profissionais para a recuperação do serviço.

Até o momento, o fornecimento de energia foi restabelecido para aproximadamente 3,1 milhões de clientes, graças ao uso de sistemas automáticos e ao esforço intenso das equipes em campo.

Condições climáticas adversas dificultaram os trabalhos, pois ventos fortes continuaram a causar novas quedas de energia enquanto as equipes realizavam os reparos.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam rajadas de vento de até 82,8 km/h nesta semana em São Paulo.

Segundo a Enel, desde 2006 não se tinha registro de uma sequência tão longa de ventos acima de 70 km/h na estação do Mirante de Santana, na cidade.

Mais de 448 mil imóveis ainda estão sem energia na Região Metropolitana de São Paulo, conforme boletim atualizado pela empresa às 10h50 desta manhã.

Alerta da Defesa Civil

A Defesa Civil de São Paulo alerta para risco de chuvas fortes e possíveis transtornos em todo o estado entre sábado, 13, e terça-feira, 16.

O tempo deve continuar instável devido à lenta passagem de uma frente fria, segundo comunicado divulgado na sexta-feira.

Além disso, o blecaute que começou na última terça-feira, 9, já causou prejuízos que podem chegar a R$ 100 milhões para bares, restaurantes e hotéis, conforme a Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp).

A Federação informou que cerca de 5 mil estabelecimentos foram afetados, incluindo locais na capital paulista e no ABC, além de cidades como Osasco e Itapecerica da Serra. Entre os danos estão perdas de alimentos, equipamentos e clientes.

Estadão Conteúdo

Veja Também