23.5 C
Brasília
quinta-feira, 26/06/2025




Encontro nacional reúne câmaras de inteligência em segurança pública

Brasília
céu limpo
23.5 ° C
23.5 °
18.9 °
53 %
3.1kmh
0 %
sex
27 °
sáb
27 °
dom
29 °
seg
28 °
ter
20 °

Em Brasília

Entre 1º e 3 de julho, Brasília sediará o I Encontro Nacional das Agências de Inteligência de Segurança Pública, evento que integra a programação da I Conferência de Segurança Pública – iLab-Segurança 2025. Organizado pela Câmara Técnica de Inteligência de Segurança Pública (Ctisp), ligada ao Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp), o encontro reunirá os principais líderes e coordenadores da área em nível nacional.

Mais de 130 delegados das forças de segurança de todas as unidades federativas do Brasil participarão da ocasião, que tem objetivo de fortalecer a integração entre as instituições e modernizar as práticas de inteligência aplicadas à segurança pública.

Dentre os assuntos centrais a serem abordados, destacam-se a Comunicação Operativa (Comop) para combate à propaganda do crime organizado; o uso de inteligência preditiva, prescritiva e prospectiva para decisões mais assertivas; e a inovação tecnológica aplicada à segurança pública. A agenda prevê ainda painéis temáticos, demonstração de boas práticas, visitas técnicas e mesas de articulação entre instituições.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal e presidente do Consesp, Sandro Avelar, o encontro marca um passo importante para o setor: “O iLab é um espaço de convergência nacional para o futuro da segurança pública, e a atividade de inteligência é um pilar fundamental dessa construção. Esse encontro oferece a chance histórica de alinhar estratégias, estimular a inovação e fortalecer a atuação integrada em todo o país”.

As inscrições seguem abertas para profissionais do setor interessados, até a segunda-feira (30). O evento pretende promover o diálogo e a cooperação entre as agências, contribuindo para a formulação de políticas públicas mais eficazes e integradas no combate à criminalidade.




Veja Também