A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) promoverá, entre os dias 22 e 24 de outubro, o 7º Encontro de Corregedorias do DF. Este evento é um dos mais importantes da administração pública, focado em trocar experiências, melhorar a atuação das corregedorias e fortalecer o combate à corrupção na administração local. O evento tem o apoio da Secretaria de Comunicação do DF e patrocínio do Fundo Distrital de Combate à Corrupção.
No dia 24 de outubro, na Escola de Governo (EGov), serão realizadas oficinas que abordarão temas relacionados ao trabalho diário das corregedorias. Essas oficinas são uma chance para os participantes aprenderem mais sobre práticas reais e técnicas específicas da rotina correicional, visando qualificar os servidores para uma atuação mais eficiente, técnica e ética. As inscrições para as oficinas já estão abertas.
Quem não estiver em Brasília poderá acompanhar a programação dos dias 22 e 23 de outubro pela TV Controladoria DF. O encontro reunirá corregedorias, servidores e especialistas conhecidos para debater boas práticas, enfrentar desafios e apresentar inovações que melhoram o trabalho correcional, promovendo uma cultura de ética, responsabilidade e transparência no serviço público. Também haverá palestras e lançamento de publicações técnicas.
Entre os palestrantes confirmados estão Ismara Roza, que falará sobre O futuro da Corregedoria: propostas para um novo modelo de atuação; Vládia Pompeu, com a palestra A centralidade da vítima na apuração de assédio: elementos para a comprovação do dolo no Processo Administrativo Disciplinar; Jacoby Fernandes, que abordará Integração entre Corregedorias e Tribunais de Contas no combate à corrupção; e Sandro Dezan, com a palestra Impacto das sanções na esfera dos direitos fundamentais.
O controlador-geral do DF, Daniel Lima, ressaltou que o encontro reforça o papel importante das corregedorias para uma administração pública ética e eficiente. Segundo ele, além de aprimorar os mecanismos de controle, o evento valoriza os servidores que atuam na correição, verdadeiros guardiões da ética e da legalidade. Cada ação bem feita contribui para construir um Distrito Federal mais justo, transparente e comprometido com o interesse da população.
A subcontroladora de Correição Administrativa da CGDF, Ismara Roza, destacou que o evento é uma oportunidade especial para fortalecer as corregedorias, estimular o diálogo e melhorar a atuação dos agentes públicos com ética, técnica e respeito.
Este 7º Encontro de Corregedorias do DF é um espaço para integração, capacitação e valorização dos profissionais dessa área, colaborando diretamente para fortalecer a prevenção e o combate à corrupção, além de promover uma gestão pública mais ética, transparente e eficiente.
As inscrições para os dias 22 e 23 de outubro podem ser feitas por meio de links específicos. Para as oficinas do dia 24 de outubro, interessadas pessoas devem se inscrever pela Escola de Governo. As oficinas incluem temas como prática de mediação de conflitos para agentes públicos, boas práticas na condução de oitivas, matriz de responsabilização de Processo Administrativo de Responsabilização (PAR), e imputação de responsabilidade civil solidária e individualizada em processos especiais.
Servidores de outros estados poderão assistir à transmissão ao vivo pelo YouTube.