Uma conversa descontraída entre o presidente da China, Xi Jinping, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi captada durante uma transmissão ao vivo do maior desfile militar chinês, nesta quarta-feira (3/9). O microfone aberto registrou ambos os líderes falando sobre transplante de órgãos e longevidade.
Os dois líderes subiram o Portão da Paz Celestial para participar das celebrações do 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês, após a rendição oficial do Japão na Segunda Guerra Mundial.
No momento, eles também caminhavam ao lado do presidente norte-coreano Kim Jong-un.
Enquanto caminhavam, Xi falou em mandarim, e suas palavras foram traduzidas pelo intérprete do líder chinês para o presidente russo: “Antigamente, as pessoas mal chegavam aos 70 anos, mas hoje, aos 70, você ainda é jovem”, afirmou Xi Jinping.
Putin respondeu, e o tradutor transmitiu o comentário ao presidente chinês, destacando biotecnologia e órgãos humanos.
“Os órgãos humanos podem ser continuamente transplantados e as pessoas podem viver cada vez mais jovens, chegando até mesmo a alcançar a imortalidade”, destacou Putin.
Xi Jinping então disse: “Alguns acreditam que, neste século, os seres humanos possam viver até 150 anos.”
A transmissão foi exibida pela emissora estatal CCTV, que captou o momento em que o microfone estava aberto.
Desfile militar
A China realizou, nesta quarta, um grande desfile militar comemorando o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês. O evento contou com a presença de 22 líderes mundiais, incluindo Vladimir Putin, que acompanhou atentamente o discurso do presidente chinês.
Xi Jinping reafirmou a determinação da China em seguir um caminho de desenvolvimento pacífico, destacando a importância da paz e a necessidade de evitar conflitos.
“A humanidade enfrenta novamente a escolha entre paz ou guerra, diálogo ou confronto, e resultados benéficos para todos ou jogos em que uns ganham e outros perdem”, afirmou ele.
Ele acrescentou que o povo chinês “está firmemente alinhado com o lado correto da história” e que a China é uma nação de grande importância.