Chuvas fortes que atingem partes da Indonésia causaram a morte de 84 pessoas somente nesta semana. Todos os falecimentos aconteceram na ilha de Sumatra, que é a maior ilha do país, devido a inundações e quedas de terra.
Pelo menos 95 pessoas foram levadas para hospitais com ferimentos graves e leves, e cerca de 77 moradores continuam desaparecidos, segundo informações da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB).
No início deste mês, temporais provocaram diversos deslizamentos na ilha de Java, vizinha a Sumatra. Esse desastre resultou em pelo menos 38 falecimentos.
A Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo, com população superior a 280 milhões de habitantes. O país é composto por mais de 17 mil ilhas vulcânicas situadas em uma região conhecida como Círculo de Fogo do Pacífico.
Esta área contém várias placas tectônicas em constante movimento, o que provoca um elevado número de calamidades naturais como tremores de terra, tsunamis e erupções vulcânicas, afetando os países localizados nessa zona.
