10.5 C
Brasília
quarta-feira, 16/07/2025

Encceja para presos: inscrições terminam sexta

Brasília
céu limpo
10.5 ° C
10.5 °
10.5 °
87 %
2.6kmh
0 %
qua
26 °
qui
27 °
sex
29 °
sáb
30 °
dom
28 °

Em Brasília

As inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos destinado a Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) de 2025 se encerram nesta sexta-feira, dia 11. O prazo também vale para pedidos de atendimento especial ou uso de nome social.

O Encceja é uma chance para jovens e adultos que não completaram os estudos na idade certa obterem os certificados do ensino fundamental e médio.

A idade mínima para o ensino fundamental é 15 anos, e para o ensino médio é 18 anos completos na data do exame.

Como se inscrever

A inscrição é gratuita e voluntária. O responsável pedagógico da unidade prisional ou socioeducativa deve inscrever os participantes pelo Sistema PPL, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Este responsável deve guardar com sigilo a senha do sistema e os números de inscrição e CPF dos participantes para acompanhar a inscrição e os resultados.

Sobre as provas

Segundo o edital do Encceja 2025, o Inep aplicará os exames nos dias 23 e 24 de setembro.

Os participantes farão as provas dentro das unidades prisionais ou socioeducativas, que precisam ser autorizadas pelos órgãos responsáveis do estado para a realização do exame.

Essas unidades devem oferecer espaço adequado, coberto, silencioso, com iluminação, cadeiras e mesas, garantindo a segurança de todos.

O Encceja PPL contará com quatro provas objetivas por nível de ensino, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, além de uma redação.

No ensino fundamental, serão avaliadas as seguintes áreas: ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira (inglês e espanhol), artes, educação física, história, geografia e redação.

No ensino médio, serão cobrados conhecimentos em química, física, biologia, língua portuguesa, língua estrangeira (inglês e espanhol), artes, educação física, história, geografia, filosofia, sociologia e redação.

Sobre o Encceja

Desde 2002, o Encceja é promovido pelo Inep para avaliar as competências e conhecimentos adquiridos pelos participantes na escola ou fora dela.

Os resultados do exame servem como base para secretarias de educação e institutos federais certificarem o ensino fundamental e médio.

Para muitos, o exame representa a retomada dos estudos e um importante referencial nacional para a avaliação de jovens e adultos.

*Informações da Agência Brasil

Veja Também