O corpo do empresário espanhol Joan Suriol Giralt, de 52 anos, foi descoberto na manhã desta terça-feira (23/12) na lagoa do Vital, situada em Maxaranguape (RN). Ele foi visto pela última vez no final de semana, quando chegou sozinho para cuidar de sua barraca de alimentos.
Um funcionário que auxiliava nas buscas localizou o corpo sob juncos. Segundo ele, ao se aproximar de uma pequena ilhota, percebeu um odor forte e encontrou a vítima de bruços, parcialmente oculta pela vegetação.
O Corpo de Bombeiros foi chamado para realizar o resgate, e a área foi isolada para perícia feita pela Polícia Científica. Conforme informaram os militares, o homem apresentava ferimentos no rosto.
As causas da morte ainda estão sendo investigadas pela Polícia Civil.
Imagens das câmeras de segurança da barraca confirmam a chegada do empresário ao local, mas não mostram o que ocorreu depois. Os documentos e o celular da vítima foram achados na barraca, e seu carro permanecia estacionado nas proximidades.
No domingo (21/12), a Polícia Militar orientou a família a aguardar 24 horas para registrar o boletim de ocorrência, que foi efetuado na segunda-feira (26/12). Na manhã seguinte, familiares e colaboradores retomaram as buscas, culminando na localização do corpo.
Segundo parentes e colegas, Joan Suriol Giralt era uma pessoa calma, dedicada e sem histórico de desentendimentos. Ele estabeleceu o comércio na Lagoa do Vital, na praia de Caraúbas, há aproximadamente um ano e meio.

