23.5 C
Brasília
segunda-feira, 22/12/2025

Empresário agrícola do RS é resgatado após sequestro

Brasília
nuvens dispersas
23.5 ° C
23.5 °
21.1 °
66 %
5.1kmh
40 %
ter
26 °
qua
26 °
qui
27 °
sex
29 °
sáb
21 °

Em Brasília

Gilson Trennepohl, de 65 anos, empresário e vice-prefeito de Não-Me-Toque (RS), é dono da Stara, a maior fabricante de máquinas agrícolas da América Latina. Ele foi libertado pela Brigada Militar do Rio Grande do Sul após ficar cerca de 48 horas como refém de um sequestro.

Em 2020, Trennepohl foi eleito vice-prefeito pelo Democratas e reeleito em 2024 pelo Partido Liberal, na chapa do prefeito Gilson dos Santos. O empresário declarou um patrimônio de aproximadamente R$ 324 milhões no Tribunal Superior Eleitoral, incluindo caminhão trator, semirreboque, carros, terrenos, apartamentos e salas comerciais. Grande parte da fortuna está em uma participação de 19,1% na ST e Filhos Participações Societárias Ltda., avaliada em R$ 91 milhões. Atualmente, preside o Conselho Administrativo da Stara, cujo comando passou ao filho, Átila Stapelbroek Trennepohl, em 2020.

O sequestro ocorreu na madrugada de sábado, quando ele saía de um show promovido pela empresa em sua cidade. Um suspeito de 20 anos foi preso em Marau, onde a polícia descobriu o local usado como cativeiro. Os criminosos escaparam para uma mata com Gilson. Com apoio de batalhões especiais, a polícia cercou a área.

Por volta da 1h30 de segunda, Trennepohl conseguiu sair da mata e pedir socorro a uma viatura da Brigada Militar. Ele foi encontrado sem ferimentos aparentes, levado para avaliação médica e reencontrou a família. O outro sequestrador continua foragido.

Veja Também