A Embraer confirmou a comercialização de 45 aviões do modelo E195-E2 para a Scandinavian Airlines (SAS), da Dinamarca, incluindo a opção de compra para mais 10 exemplares. O acordo totaliza aproximadamente R$ 21,8 bilhões, sendo a maior compra direta da SAS para um fabricante desde 1996.
“Esta é a maior aquisição feita a um fabricante único desde 1996. Apesar dos obstáculos no comércio global, a Embraer continua expandindo seus mercados, gerando empregos e renda”, comentou Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Espera-se que as primeiras unidades sejam entregues no final de 2027, com remessas distribuídas ao longo de cerca de quatro anos. O modelo E2 utiliza 100% de combustível sustentável para aviões (SAF) e é aprovado para operar com misturas de até 50% de SAF.
“Estamos muito contentes em fortalecer nossa colaboração com a SAS por meio deste acordo significativo. O E2 é o avião de corredor único mais silencioso atualmente disponível, e oferece eficiência de combustível 29% maior, além de uma redução de 62% na emissão de ruído comparado à geração anterior”, declara Arjan Meijer, presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.