Embaixadores do Brasil e dos países do Brics realizaram um encontro com Sergey Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia, na capital russa, Moscou. A reunião, promovida pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia, reuniu representantes dos membros e parceiros do grupo Brics para debater questões globais.
Durante um almoço de trabalho oferecido por Lavrov nesta terça-feira (17/02), foram abordados temas como os desafios globais atuais e a importância de manter o papel central das Nações Unidas nas deliberações internacionais.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores da Rússia, os participantes enfatizaram a necessidade de esforços conjuntos para reformar o sistema global de governança, buscando ampliar a influência dos países que representam a maioria da população mundial nas decisões internacionais.
Além disso, houve consenso em fortalecer a coordenação entre os membros do Brics em fóruns internacionais e elevar a relevância do grupo na cena global.
Sergey Lavrov posou para fotos ao lado de outros 18 chefes de chancelaria que participaram do encontro com cartas credenciais na Rússia. Atualmente, o Brics é composto por 20 países, incluindo membros e nações parceiras.
O encontro aconteceu paralelamente a uma nova rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia em Genebra, Suíça, mediada pelos Estados Unidos. Ainda que as conversas tenham sido qualificadas como construtivas, os confrontos entre os países continuam.
