29.5 C
Brasília
sábado, 11/10/2025

Embaixador da Venezuela na ONU zomba do Nobel de María Corina Machado

Brasília
céu pouco nublado
29.5 ° C
31.7 °
29.5 °
29 %
4.6kmh
20 %
sáb
32 °
dom
30 °
seg
30 °
ter
31 °
qua
32 °

Em Brasília

O representante da Venezuela na Organização das Nações Unidas (ONU), Samuel Reinaldo Moncada Acosta, fez uma crítica irônica ao Prêmio Nobel da Paz concedido à líder da oposição venezuelana, María Corina Machado. Em uma declaração na sexta-feira (10/10), o diplomata chavista sugeriu que a política teria mais aptidão para ganhar “o Nobel de Física”.

“Não sei qual será a reação do meu governo, mas posso expressar a minha”, afirmou Acosta aos jornalistas na sede da ONU, em Nova York. “Eu esperava que ela recebesse o Nobel de Física, porque ela possui as qualificações tanto para o Nobel de Física quanto para o Nobel da Paz. Talvez no próximo ano ela conquiste o Nobel de Física”.

Até o presente momento, essa é a única manifestação oficial do governo venezuelano sobre a premiação concedida a Machado. As autoridades superiores do governo chavista ainda não emitiram comentários adicionais.

María Corina Machado foi reconhecida pelo Comitê Norueguês do Nobel por seu esforço na “transição pacífica para a democracia”, conforme anunciado pela entidade responsável pelo prêmio.

Impeditada de participar das eleições venezuelanas de 2024, Machado apoiou o então candidato da oposição, Edmundo González Urrutia.

Após o aumento da repressão contra os opositores, o ex-diplomata de 76 anos deixou a Venezuela e solicitou asilo político na Espanha. Já Machado encontra-se desaparecida publicamente desde as eleições e vive de forma oculta em algum local do país governado por Nicolás Maduro.

Veja Também