O embaixador da Arábia Saudita no Brasil, Faisal Ghulam, elogiou a postura adotada pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva em relação à Palestina. O diplomata fez esta declaração nesta segunda-feira (22/9), durante um evento realizado em Brasília.
“Gostaria de concluir destacando a posição principal do Brasil sobre o conflito israelense contra Gaza e seu povo, incluindo homens, mulheres e crianças, além da veemente condenação ao ataque injustificado por parte de Israel”, afirmou o embaixador saudita.
A cerimônia em Brasília celebrou a fundação da Arábia Saudita, em setembro de 1932, pelo rei Abdulaziz bin Abdulrahman Al Saud. Além de reconhecer a posição do Brasil frente à situação na Faixa de Gaza, o embaixador Faisal Ghulam também ressaltou a cooperação e as relações bilaterais entre os dois países.
Posição de Lula na Assembleia Geral da ONU
Mais cedo, o presidente Lula participou de uma conferência organizada pela França e pela Arábia Saudita, que ocorreu antes da 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
Em seu discurso, o líder brasileiro reafirmou seu apoio à Palestina e acusou Israel de cometer genocídio na Faixa de Gaza.
Durante o evento, países como França, Mônaco, Luxemburgo, Bélgica, Malta e Andorra oficializaram o reconhecimento do Estado da Palestina. Essa ação representa uma pressão diplomática para que o governo de Benjamin Netanyahu busque o fim do conflito em Gaza.