Um grupo de 15 estudantes brasileiros, com idades entre 14 e 18 anos, ficou quase três dias retido no Aeroporto Internacional de Dallas–Fort Worth, nos Estados Unidos. Eles retornaram ao Brasil nesta terça-feira (27/1) após a intervenção da Embaixada do Brasil em Houston.
Os jovens, que estavam voltando de um intercâmbio de três semanas, enfrentaram sucessivos cancelamentos de voos por conta de uma forte tempestade de inverno no país. Acompanhados por uma professora, os estudantes tentaram embarcar desde sábado (24/1), enfrentando pelo menos cinco cancelamentos e permanecendo no portão A21 do aeroporto, sem acesso adequado a banho, alimentação ou hospedagem.
Segundo relatos, a companhia aérea American Airlines não deu prioridade ao grupo, mesmo com a idade dos alunos, que são menores. A professora responsável informou que receberam apenas pequenos vouchers para alimentação e nenhuma garantia de acomodação durante a espera.
O desgaste físico e mental da situação foi destacado por uma das estudantes, que mencionou que passaram dias sem higiene adequada e se alimentando principalmente de fast food.
A agência Volpe & Lima, responsável pelo intercâmbio, acionou o Ministério das Relações Exteriores para garantir segurança, reacomodação e alimentação apropriada para os alunos durante a crise.
