A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) terminou o ano de 2025 com resultados positivos, fortalecendo a agricultura local e aumentando as políticas públicas no campo.
Durante o ano, a Emater-DF realizou mais de 150 mil atendimentos, entre ações individuais e em grupo, além de 12 mil visitas técnicas, oferecendo orientação direta a produtores, comunidades rurais, escolas, associações e instituições.
Foram promovidas 355 capacitações que beneficiaram mais de 3,2 mil produtores, além do treinamento e aperfeiçoamento dos funcionários. Também foram contratados 15 novos colaboradores ao longo do ano.
Através do Programa Ater Digital, o uso do assistente virtual foi ampliado, atendendo 4.569 pessoas por meios digitais, com 86% de aprovação, aproximando a tecnologia do produtor rural.
Programas e ações
O estímulo à produção orgânica cresceu com o programa Certifica-DF, que passou a contar com 72 novos agricultores cadastrados no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos (CNPO), somando 376 produtores certificados no Distrito Federal.
As compras institucionais desempenharam papel importante, com programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA), o Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o de Aquisição da Produção da Agricultura (Papa-DF), movimentando R$ 65,28 milhões e garantindo renda a muitos agricultores. Mais de 6.900 toneladas de alimentos foram entregues a escolas públicas e instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade social.
Crédito e agricultura urbana
Em 2025, a Emater-DF viabilizou 160 projetos de crédito rural, com mais de R$ 9 milhões em financiamentos por meio de programas como FDR, Prospera e Pronaf.
A área ambiental avançou com a instalação de 204 sistemas de saneamento rural. Na agricultura urbana, foram criadas e reformadas 94 hortas escolares, comunitárias e terapêuticas, além da instalação de 21 sistemas de captação de água da chuva em escolas, promovendo práticas sustentáveis e fortalecendo a educação ambiental.
Reconhecimento
Pelos esforços no combate à fome e promoção da agricultura familiar, o Distrito Federal recebeu o Selo Betinho e o Prêmio Brasil Sem Fome, na categoria “Boas Práticas de Combate à Fome e Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional”. O prêmio foi entregue pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) ao Governo do Distrito Federal, por meio da Emater-DF, reconhecendo as ações que promovem a segurança alimentar e o fortalecimento da agricultura familiar na capital.
“Os resultados vão além dos números. Mostram o quanto a Ater pública é essencial para o desenvolvimento rural, para a segurança alimentar e para geração de oportunidades. Encerramos 2025 fortalecidos e preparados para novos desafios em 2026”, destaca o presidente da Emater-DF, Cleison Duval.
*Com informações da Emater-DF

