O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enalteceu o trabalho desenvolvido pela primeira-dama Janja Lula da Silva durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA) desde 10 de novembro. Em seu discurso nesta quarta-feira (19/11), Lula ressaltou que não lembra de outra primeira-dama que tenha atuado tanto em uma edição da COP.
“Não sei quantas vezes uma primeira-dama trabalhou tanto numa COP como a Janja trabalhou. E ela não estava aqui porque era minha mulher, ela estava aqui porque tinha uma função, ela tinha uma representação dada pela presidente da COP para que ela percorresse o Brasil e o mundo falando da participação das mulheres”, afirmou o presidente.
“As mulheres não são objetos nesta COP”, complementou Lula. “É fundamental que as mulheres sejam respeitadas e participem plenamente, pois não são cidadãs de segunda classe.”
A COP30 entrou em um momento decisivo após avanços moderados em algumas questões, impasses em temas sensíveis e a expectativa de que as próximas negociações definam as metas climáticas globais até 2030. Com a troca das equipes técnicas pelas políticas na mesa de discussão, agora é o momento de decisões concretas. A volta de Lula a Belém marca uma iniciativa conjunta para fortalecer a governança climática e o multilateralismo, buscando destravar as etapas finais das negociações.
