A Eletrobras anunciou que a linha de transmissão que conecta Manaus a Boa Vista começou a funcionar oficialmente em 16 de setembro de 2025, ligando o estado de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O projeto teve um investimento de cerca de R$ 3,3 bilhões e inclui 724 km de linhas com tensão de 500kV em circuito duplo.
A concessão para operar esta linha é válida até 2051, com uma receita anual permitida (RAP) de R$ 562 milhões, com base em setembro de 2025. A empresa responsável, Transnorte Energia (TNE), tem como acionistas a Eletrobras e a Alupar, com participações de 64,6% e 35,4%, respectivamente.
O acordo entre acionistas prevê que a participação da Eletrobras poderá aumentar gradualmente, conforme novos aportes de capital e uma opção de compra que pode ser exercida a partir de agora, com a linha já em operação. A expectativa da empresa é que essa nova linha reduza em cerca de 280 mil toneladas a emissão de CO2 anualmente, por diminuir a geração de energia de fontes não renováveis.
Estadão Conteúdo
